Há 10 anos, "Homem de Aço" chegava aos cinemas e marcava a tentativa da Warner Bros. de emular o sucesso do Universo Cinematográfico Marvel com os personagens da DC Comics. O filme, dirigido por Zack Snyder e escrito por David Goyer, arrecadou US$ 668 milhões em todo o mundo e gerou algumas polêmicas dentre os fãs. Logo após o lançamento, um anúncio na San Diego Comic-Con revelou que o próximo projeto seria "Batman v Superman: A Origem da Justiça." No entanto, recentemente, David Goyer disse que, para ele, a prioridade deveria ter sido uma continuação solo do Superman, ao invés de mergulhar imediatamente em um universo compartilhado.
Em uma conversa com Josh Horowitz do podcast "Happy, Sad, Confused" , Goyer expressou que uma sequência solo do Superman com Henry Cavill deveria ter sido priorizada. Segundo ele, ideias nesse sentido foram cogitadas à época, mas acabaram não indo adiante. O escritor manteve segredo sobre os detalhes, considerando "má forma" compartilhar informações sobre um filme que não se concretizou.
Goyer disse que a Warner Bros. estava ansiosa para competir com o sucesso do MCU e buscava criar uma narrativa interconectada. "Eu sei a pressão que estávamos recebendo da Warner Bros., que era: 'Precisamos do nosso MCU! Precisamos do nosso MCU!'", lembrou Goyer. No entanto, ele também destacou a instabilidade na gestão da Warner Bros. e da DC na época, com mudanças frequentes de executivos.
Henry Cavill continuou a interpretar Superman em "Batman v Superman: A Origem da Justiça" e "Liga da Justiça," antes de retornar ao papel em "Black Adam" em 2022, graças aos esforços de Dwayne Johnson. No entanto, a dinâmica mudou quando a Warner Bros. Discovery nomeou James Gunn e Peter Safran como co-CEOs da DC Studios, resultando no cancelamento de muitos planos de sequências e spin-offs relacionados a "Black Adam" e outras partes do universo DC.
Agora, em 2023, sob a liderança de ambos os nomes, a DC parece estar adotando uma abordagem mais metódica para seu universo cinematográfico, com um plano de cinco anos anunciado e uma ênfase em contar histórias consistentes e bem desenvolvidas, a começar por Superman: Legacy.