QUADRINHOS | NOTÍCIA

Conheça a trajetória do Besouro Azul

Manto do besouro já foi de três personagens em mais de 80 anos de história

Geraldo Campos13 de jul. de 2023Atualizado em 13 de jul. de 2023

Com sua primeira aparição nas HQs em 1939, o primeiro, de três Besouros Azuis, é apresentado na revista Mystery Men Comics #1, criado por Will Eisner e Charles Nicholas e publicado pela antiga Fox Comics. Na época, o artefato do escaravelho não existia, e o detentor do manto, Dan Garrett, havia adquirido seus poderes por meio de uma vitamina. 

Cinquenta anos mais tarde, os direitos do Besouro Azul são adquiridos pela Charlton Comics e a história de Garrett é recontada. Nesta versão de 1964, Garrett é um arqueólogo, tipo Indiana Jones, que encontra o escaravelho no Egito, que lhe concedeu força, velocidade, agilidade, capacidade de voo e geração de raios explosivos.

O segundo besouro 

Em 1966, no título Capitão Átomo #66, escrito por Steve Ditko, é apresentado o personagem Theodore (Ted) Kord, bilionário chefe das Indústrias Kord, que era aluno de Garrett. Em uma batalha entre Ted e Garrett contra Jarvis Kord - tio de Ted que planejava dominar o mundo -, o primeiro Besouro é morto e, em seus momentos finais, passa o manto junto ao escaravelho para Ted.   

Acontece, porém, que os poderes manifestados por Garrett concedidos pelo artefato não passam para Ted, que se utiliza de equipamentos tecnológicos para combater seus inimigos. 

Passado os anos, em 1986, Ted ganha mais relevância ao ter seus direitos com a DC Comics. Mantendo a história do personagem, ele passou a fazer parte da Liga da Justiça Internacional ao lado do Batman e do Gladiador Dourado, com quem ganhou uma revista solo. 

O terceiro besouro

Apesar de ter ressuscitado nos quadrinhos com o final das fases dos Novos 52, até então o final de Ted Kord havia sido trágico. Em uma tentativa de descobrir a identidade secreta de um vilão, o herói é assassinado a sangue frio por Maxwell Lord.

Com isso, o escaravelho acaba se perdendo em El Paso, no Texas, e é encontrado por acaso por Jaime Reyes, protagonista do novo filme da DC nos cinemas. Diferente com o que ocorreu com Ted, o escaravelho “escolhe” Jaime, se ligando a sua espinha dorsal e lhe concedendo poderes. O personagem foi criado por Keith Giffen, John Rogers e Cully Hammer, com a primeira aparição em Crise Infinita #3, em 2006.

Eventualmente, ele foi encontrado pelo Gladiador Dourado, e recrutado pelo Batman, que precisa das habilidades que o jovem rapaz havia conseguido por intermédio do escaravelho. 

O Escaravelho 

A princípio, se achava que o escaravelho era um artefato mágico egípcio, mas, na verdade, ele diz respeito a uma tecnologia extraterrestre, de uma civilização chamada Expansão. É quando Jaime descobre que o plano dos alienígenas com o escaravelho era na verdade dominador o planeta Terra, algo que não deu muito certo, pois a tecnologia, ao entrar em contato com magia, se desvinculou do domínio de seu criadores. 

Assim, o escaravelho passou a ser consciente e ter livre-arbítrio. A própria conexão com Jaime também acabou servindo de influência para que o escaravelho desistisse de sua programação original. 

Com tais prerrogativas, além de manter forte vínculo com seu parceiro humano, a tecnologia lhe fornece capacidade de voo, produção de armas, força, resistência e velocidade sobre-humana. Em caso de ataques de controle mental, o besouro pode tomar controle do hospedeiro, fazendo dele, assim, "imune" a esse tipo de ofensiva.