A Marvel possui uma galeria gigante de personagens e, mesmo com as adaptações para o MCU, alguns deles só começaram a compor esse universo agora. Um desses casos é o de Blade, o qual alguns já devem conhecer dos filmes de Wesley Snipes, mas que no geral é desconhecido do grande público.
Criado em 1972 por escritor Marv Wolfman e Gene Colan, Blade fez sua primeira aparição na revista Tomb of Dracula #10. Tudo começa com a história do pai de Blade, Lucas Cross, um agente da ordem secreta de Tyranna, que envia Vanessa Brooks, sua esposa, para a Inglaterra antes de ele ser preso na Latvéria. Vanessa, porém, estava grávida e encontra refúgio em um bordel. Quando está prestes a dar a luz, algo inesperado acontece e ela é mordida por um vampiro, causando uma infecção a ela e ao bebê. Momentos depois do parto, Tara morre, deixando como legado Erick Brooks, o futuro Blade.
Órfão, Eric se vê obrigado a viver nas ruas de Londres sem ninguém para ajuda-o, até o dia em que conhece o caçador de vampiros Jamal Afari, que durante uma caçada o jovem Blade, que começa a manifestar poderes vampíricos. Ao contrário do que se poderia esperar, Jamal decide acolher Eric e o ensina técnicas de caça a vampiros e estilos de combate para neutralizá-los, além de aprimorar seus poderes.
Durante esse período, Blade buscou se vingar do vampiro que havia infectado sua mãe e enfrentou diversos inimigos do imaginário ocidental, como o Conde Drácula.
Ao longo dos anos, Blade foi uma importante referência nos quadrinhos pelas histórias mais adultas, bem como a inserção de um tom mais sombrio com narrativas mais puxadas para o gótico. Ele contribuiu ainda para a galeria de heróis negros da época, sendo uma das principais figuras de representatividade.
Habilidades
Devido aos sangue de vampiros nas veias, o personagem possui força e agilidade aguçados, combinado com um fator de cura sobre-humano, que não só permite ele se recuperar mais rápido como envelhecer de maneira mais lenta, além de poder detectar outras criaturas sobrenaturais ao redor. Porém, diferente das criaturas que ele caça, Blade é imune à luz do sol. Apesar disso, ele ainda depende do consumo de sangue humano para sobreviver, e para isso invade hospitais para roubar sangue e se alimentar.
Além das habilidades vampíricas, Blade tem ótimas habilidades com lâminas e no combate corpo a corpo, e no arsenal possui espadas estacas para o combate, tendo como arma favorita a espada de titânio.
Principais adaptações
Além de seus quadrinhos, Blade já foi adaptado para o cinema com três filmes protagonizados por Wesley Snipes, e Balde uma série na qual acompanhamos as caçadas e investigações atrás de criaturas da noite, a qual foi estrelada por Sticky Fingaz. Também nas adaptações ele já foi para o mundo dos jogos com Marvel Ultimate Alliance, nos jogos da LEGO e alguns games de celular, como Avengers Academy, Contest of Champions, Marvel Strike Force, Future Fight e Puzzle Quest. Nas animações ele marcou presença em Ultimate Spider-Man, Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. e na série do Homem-Aranha dos anos 90.
Em fevereiro de 2025, um novo filme do Blade será lançado, estrelando Mahershala Ali como protagonista. Esse será o primeiro longa solo do personagem no MCU, que terá a direção de Yann Demange.