Se você assistiu a Guardiões da Galáxia Vol.3, deve ter se perguntado: “de onde veio um cachorra com roupas espaciais que fala e ainda tem poderes de telecinese?” Você deve ter deve ter percebido ainda a presença dela como um animal qualquer. Porém, antes de falar mais sobre ela e sua importância no universo Marvel, vamos entender melhor sobre suas origens nas HQs.
Criada por Dan Abnett e Andy Lanning, Cosmo, como é chamada, foi introduzida em Nova Vol. 4 #8, em 2008. A principal inspiração para a personagem foi o lançamento espacial da cadela Laika, que a URSS levou à órbita da Terra no espaço 1958 pela União Soviética. Porém, ao invés dos acontecimentos que se seguiram na vida real, nos quadrinhos o animal foi exposto aos mesmos raios cósmicos que foram responsáveis pelo surgimento do Quarteto Fantástico.
Nessa explosão de raios, Cosmo acabou recebendo as habilidades de telepatia, telecinese e inteligência de nível humano, além de habilidades como campos mentais, camuflagem e controle da mente.
Cosmo já participou de dois grupos de super heróis, porém sempre de maneira provisória. Nas ocasiões, ela fez parte dos Guardiões da Galáxia e dos Aniquiladores. Em Guardiões, ela participou de alguns arcos de história, com destaque para o “Imperativo de Thanos”, no qual ajudou a equipe a combater o guerreiro Kree corrupto.
Já nos Aniquiladores, no ela qual pode ser líder, faziam parte do time o Surfista Prateado, Bill Raio Beta, Gladiador, Acusador, Ikon, Quasar e até mesmo Ronan, e, apesar de ficar pouco tempo, sua passagem foi marcante por ter sido a primeira a liderar os heróis.
Cosmo, além dos quadrinhos, também fez aparições nos filmes dos Guardiões da Galáxia, bem como no Especial de Natal, ambos disponíveis na Disney Plus. Por fim, a personagem aparece ainda no jogo dos Guardiões, lançado em outubro do ano passado.