HQs | ANÁLISE

Análise | O Túmulo do Batman

Warren Ellis explora as capacidades detetivescas do Batman, sem deixar de lado uma boa briga

Geraldo Campos22 de ago. de 2021Atualizado em 22 de ago. de 2021

'O Túmulo do Batman' escrito pelo renomado Warren Ellis (Autorithy,Transmetropolitan) e desenhado pelo também renomado Bryan Hitch (Capitão América, LJA), é uma minissérie do Batman em 12 edições sem amarras cronológicas, que aposta no lado detetivesco do personagem, ação e uma boa dose investigativa.

Roteiro

Numa noite caótica para o DPGC, Batman vai analisar uma cena de crime, e, o que parecia só um caso isolado e aparentemente sem tanta importância, acaba se desenrolando numa grande conspiração contra as instituições judiciárias e policiais de Gotham.

O roteiro parece simples, mas estão agregados nele muitos personagens e uma cadeia de causa e efeito rica e complexa, tornando as circunstâncias mais críveis e interessantes. Somado à isso está um dos pontos mais altos da HQ, que são os momentos de análise de cena de crime, a expertise do Batman para resolve-lós e suas técnicas mentais para desvendá-los.

Ellis se preocupa também em mostrar um pouco mais os bastidores de Bruce na Bat-caverna, onde desenvolve a relação do vigilante com Alfred em diálogos extremamente inteligentes, emotivos e com uma capacidade de aprofundamento do laço afetivo entre os dois muito poderosa.

O Tumulo do Batman/DC Comics/Divulgação

Alfred funciona muito bem como um alívio cômico pontual e um pilar de sustentação para desenvolver o Batman, suas fraquezas e traumas. Sem dúvidas nessa HQ a figura de Alfred é imprescindível e todo momento em que ele aparece em cena trava diálogos ótimos e provoca a curiosidade.

Gordon também tem uma importante participação fazendo a ligação do Batman com o DPGC como já de costume. A relação entre os dois está em alto nível, acompanhada de bons diálogos e pitadas de humor.

De modo geral existem três pontos positivos que saltam aos olhos e se distingue de muitos outros materiais em geral: Os diálogos, o desenvolvimento investigativo e as cenas de ação.

O Túmulo do Batman/DC Comics/Divulgação

Cenas de ação essas que realmente tomam muitas páginas e são bem empolgantes, ainda mais tendo em vista o traço de Bryan Hitch.

Mais Um Para a Galeria do Batman

Batman é famoso por sua extensa e rica galeria de vilões que fazem em grande medida parte do sucesso do próprio herói. Entretanto, Ellis, em 'O Túmulo do Batman', tenta em certo ponto criar um novo grande vilão, mas acaba por não ter um sucesso integro.

As motivações do antagonistas são boas, mas a analogia que se tenta criar entre o Batman e o vilão acaba sendo pouco aprofundada, e demandaria mais tempo e quadros para se criar uma real equivalência entre os dois.

Isso acaba por se refletir em seguida ao desfecho da HQ, que acaba não sento tão impactante quando poderia, justamente devido a falta de aprofundamento entre as conexões entre protagonista e antagonista. A ideia do que Ellis quis criar no final da HQ é realmente muito boa, mas a falta de bagagem por parte do vilão torna a execução frágil.

Porém, em nenhum momento a HQ se torna pedante. Ela é divertida do começo ao fim, e durante todo o trajeto Ellis faz pequenas críticas, muitas vindas de Alfred, inclusive aos próprios métodos de combate ao crime de Bruce. Voltando à destacar o mordomo, base para entender Bruce.

Considerações Finais

'O Túmulo do Batman', apesar de entregar um final aquém do esperado, é uma minissérie criativa, empolgante e cheia de nuances belíssimos, ressaltando sobretudo os momentos investigativos e as conversas de Batman e Alfred, construindo quase que uma relação paterna. Uma HQ que vale muito à pena ser lida por qualquer fã do Batman ou até para aqueles com pouco conhecimento sobre o herói, devido a sua qualidade de não depender de amarras cronológicas.

O Túmulo do Batman

Escritor:Warren Ellis

Arte:Bryan Hitch

Editora Original:DC Comics

Ano Original de Publicação:2019 - 2020

Editora no Brasil:Panini Comics

Ano de Publicação no Brasil:2021

Edições:The Batman's Grave 1 - 12

Número de Páginas:320

Nota do avaliador:

Ótimo